Escrito por A. A. Oliveira - 2023
Cada um pode interpretar a Bíblia como a entende?
“Porque nunca jamais qualquer profecia foi dada por vontade humana; entretanto, homens santos falaram da parte de Deus, movidos pelo Espírito Santo.” (2 Pedro 1:21 — JFA+)
Já ouvi muitas vezes que podemos interpretar a Bíblia do jeito que a entendemos, porque ela tem várias interpretações. Essa linha de pensamento é muito perigosa e traz muitos ensinos errôneos acerca das Escrituras. Não quero entrar no assunto de exegese e hermenêutica bíblica, mas tratarei de uma doutrina bíblica que é inquestionável. Entretanto, muitos acham que podem interpretar conforme a sua opinião.
Há iluminação do Espírito Santo para extrair da sua Palavra o alimento espiritual do dia a dia sem mexer no que é inquestionável.
Vou dar um exemplo de uma doutrina inquestionável, pois irá nos ajudar a compreender o Alicerce que Deus colocou que é a Salvação em Jesus Cristo.
Se eu falar que Pedro, o apóstolo, pode salvar. Acredito que todos vão arregalar os olhos e dizer que isso não é verdade. Por que será? Porque Jesus Cristo é o Único que tem a justiça para nos salvar.
“Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem.” (1 Timóteo 2:5 — ACF)
Pedro falando sobre Jesus Cristo disse:
“E em nenhum outro há salvação, porque também debaixo do céu nenhum outro nome há, dado entre os homens, pelo qual devamos ser salvos.” (Atos 4:12 — ACF)
Sim, Jesus Cristo é nosso Senhor e Salvador e só por meio dele que somos salvos e temos vida eterna. Essa é uma doutrina inquestionável.
Não há como uma pessoa ler a Bíblia e interpretar no achismo que há outro meio de salvação. Esse não é um alimento espiritual que o Espírito Santo vai iluminar na mente de alguém para passar por alguma situação diária, uma escolha a fazer, para um momento do seu dia a dia, porque esse fundamento de Jesus Cristo é eterno e inquestionável.
“Porque ninguém pode por outro fundamento além do que já está posto, o qual é Jesus Cristo.” (1 Coríntios 3:11 — ACF)
Por isso, podemos dizer que toda a aplicação que teremos para situações específicas do nosso dia a dia não estabelece uma aplicação contrária ao fundamento inquestionável estabelecido por Deus, ou seja, todas aplicações para atividades cotidianas serão iluminadas pelo Espírito Santo, levando-nos a perseverar e confiar em Jesus Cristo. Jamais o Espírito Santo vai iluminar a mente de alguém para adorar anjos, para orar a um apóstolo, para viver nas obras da carne etc. O Espírito Santo leva a pessoa a se santificar e crescer na graça e no conhecimento de Jesus Cristo. Pode ser que alguém esteja passando por muitas tentações, e o Espírito Santo pode falar 1 Tessalonicenses 5:17 ou Tiago 4:7 e outras passagens. Uma pessoa pode estar pedindo algo impossível aos olhos humanos, mas o Espírito Santo pode iluminar a sua mente com várias passagens: Lucas 1:37, Jeremias 32:27, Josué 21:45 e outras. A Palavra de Deus é a espada do Espírito e ele nos dá para usá-la em todos os momentos.
Entretanto, se uma pessoa ler sobre o sábado e pelo seu achismo dizer que deve guardar o sábado para ser salva, isso vai contra a iluminação que o Espírito nos dá. Podemos analisar que é uma aplicação incorreta, pois a estrutura inquestionável sobre Jesus Cristo é eterna e não satisfaz apenas nosso cotidiano, mas principalmente a vida eterna.
Se eu fosse personificar o sábado, ele seria um mestre que ensina aos outros e quando seu Mestre chega diante dele, ele informa aos seus alunos que o Mestre de todos chegou e explica que o Mestre é o verdadeiro descanso. Todos se sentam aos pés do verdadeiro Descanso, Jesus Cristo nosso Senhor.
Aplicação correta do sábado. Uma mulher está preocupada e lê sobre o sábado, então o Espírito Santo faz uma aplicação correta conforme a necessidade da mulher. Ela compreende que deve separar um dia, um momento de seu dia para buscar o Senhor. Esse será o seu descanso e refrigério da alma. Outra amiga dela lê a mesma passagem e aplica que o Senhor Jesus deve ser referenciado com obediência, assim como os Israelitas separavam o sábado para dedicar ao Senhor. Essa é outra aplicação que o Espírito Santo ilumina e assim por diante, mas nunca irá tocar na doutrina inquestionável que Jesus Cristo é o único Senhor e Salvador.
Enquanto estava escrevendo esse assunto, pensei em alguma história que poderia criar para exemplificar esse tema de interpretação da Palavra de Deus. E veio uma pequena história na cabeça.
O chaveiro e a criança
Certo dia, uma criança voltava da escola e ficou na rua brincando com os amigos. Ela se divertiu muito naquela tarde, porém a fome bateu e pensou nos pães em cima da mesa que seu pai sempre deixava para quando ela chegasse da escola, comê-los. Imediatamente, ela correu em direção à sua casa, porém um fato inesperado aconteceu. “Onde está a chave?” Ela procurou e nada de encontrar, até que tirou todo o material da mochila e piorou o seu desespero. “Eu me lembro de que estava com ela vindo da escola.” Nervosa, andava para um lado e para o outro. “Deve ter caído na hora que estava brincando.” Ela seguiu seu caminho de volta e passou horas procurando. “E agora?” Já estava aflita com aquela situação.
Embora pensasse em pedir ajuda ao único chaveiro da comunidade, descartou essa possibilidade porque teve medo de levar bronca e passar vergonha. Pensou e pegou uma pedra com uma ponta fina. “Talvez possa abrir a porta.” Ela correu até sua casa e tentou, tentou e nada. Depois achou um pedaço de madeira, nada. Encontrou um pedaço de ferro e ficou alegre. “Agora vai dar certo.” Tentou um bom tempo, mas não deu certo. Ela se sentou e as lágrimas começaram a cair. Ela pensou até em fugir, desaparecer e nunca mais ser encontrada por ter perdido a chave.
Entretanto, pensou nas risadas do seu pai, nos seus abraços, na sua atenção, nas broncas que ele dava, mas com amor. Antes de terminar o expediente do chaveiro, ela correu. Ele já ia fechar o estabelecimento, quando viu uma linda criança correndo ao seu encontro. Ela falou o que tinha acontecido, ele secou as lágrimas dela. “Não precisa chorar. Era só você ter vindo aqui que daria outra chave.” Ela explicou que ficou com medo. Eles foram juntos à casa.
O chaveiro tirou uma chave do bolso e abriu a porta. “Vai lá, filha, os pães que eu deixei para você ainda estão na mesa.”
O Espírito Santo tem a chave correta para cada texto bíblico, ou seja, a interpretação. Não use pedra, madeira ou ferro para tentar interpretar a sua Palavra, mas vá até ele e você será saciado com alimento para sua alma todos os dias.
“Pois nunca uma profecia veio por iniciativa humana, mas porque certos homens, conduzidos pelo Espírito Santo, falaram da parte de Deus.” (2 Pedro 1:21 — BPT”09)
Se foi o Espírito Santo que falou, Ele sabe o que significa cada parte das Escrituras, todavia os seres humanos só entendem o que é carnal. Por isso, dependemos dele para a interpretação correta de cada trecho das Escrituras e devemos agradecê-lo por usar homens e mulheres que interpretam corretamente a sua Palavra. Assim, podemos nos alimentar com seus estudos, pregações, artigos, livros etc. Obrigado, Espírito Santo!